+351 220 995 262
Follow Us:

Perfil de um formando

Já alguma vez se perguntaram o que faz um futebolista profissional quando termina a sua carreira?

Quem fez várias vezes essa pergunta em jeito de introspecção foi Rogério Pedro Campinho Marques Matias, ou, como é conhecido no Futebol, Rogério Matias.

O Rogério cedo deu os primeiros pontapés na boa e ingressou no Sport Lisboa e Benfica ainda em criança, tendo realizado lá toda a sua formação.

Após este período, representou emblemas como Fafe, Amora, Académica de Coimbra, União de Coimbra, Campomaiorense, Vitória de Guimarães e, por fim, Rio Ave.

Foi uma intensa carreira durante 25 anos. E depois?

Depois vem a QUEST. Ora vejam.


Que perspectivas tinhas quando terminaste a carreira de jogador profissional de futebol?
Ficar ligado ao futebol noutra função.

Que fazes agora?
Neste momento sou comentador na BTV.

Que formações frequentaste na QUEST?
Formação de Elite em Direção Desportiva e a Pós-Graduação ULHT/QUEST em Observação e Análise.

O que achaste do módulo de Scouting?
Achei que foi muito bem explicado, por todos os formadores, pessoas com grande conhecimento da área, e com trabalho feito quer em clubes, quer para fundos de investimento.

Foi um privilégio beber desse conhecimento.

 

“Fiquei com uma excelente impressão!” Foi desta forma que o Rogério classificou a sua frenquência nas formações QUEST.

 

Vais realizar o Scouting Nível II – Análise Específica de Atletas e Equipas.
Quão importante é esta formação para as funções que agora desempenhas?

Neste momento desempenho a função de comentador na BTV, sendo esta formação vital, porque tenho de analisar vários desempenhos individuais e coletivos todas as semanas e esta formação vai-me ajudar a ser mais competente.

O que te motiva a frequentar este tipo de formações?
Querer aprender cada vez mais, estar atualizado em relação às novas tecnologias na observação e análise de jogadores e das equipas.

 

Quando confrontado com o nosso pedido para classificar a formação em apenas duas palavras, o Rogério foi taxativo “Aprendizagem e Evolução”.

 

Como experiente jogador profissional de futebol, consideras relevante os conteúdos programáticos da formação?
Todos os conteúdos são importantes, porque dão-nos um conhecimento específico em relação à nossa equipa e às equipas adversárias, se for o caso de análise de equipas, e também uma bagagem muito boa em relação à deteção de jogadores a contratar no futuro, no caso de estarmos só a analisar jogadores.
Tendo também o conhecimento especializado, com base em ferramentas/softwares associados à área, a nossa tarefa será facilitada pois permite-nos fazer relatórios detalhados (identificar padrões de jogo, lacunas na equipa adversária, perfis de jogadores, etc) e facultar a informação necessária ao treinador e ao nosso clube.

Consideras que têm aplicabilidade no panorama atual do futebol português?
Sim, não só no futebol português como também no futebol mundial.

Achas que a aposta na formação é uma boa alternativa para os futebolistas que terminam carreira?
Sem duvida!
Cada vez mais temos de nos rodear de competências e aptidões que nos permitam acompanhar a evolução do futebol.

 

 

 

O Rogério identificou a formação como o caminho a seguir para assegurar uma boa transição de jogador de futebol para outro tipo de tarefas e responsabilidades.

Essa aposta verificou-se ser acertada e, agora, o Rogério tem a oportunidade de, na Benfica TV, colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu na nossa formação. Conhecimento esse que, aliado à sua experiência, fazem dele um profissional muito mais qualificado e reconhecido pelo mercado.

No entanto, como bom profissional que é, o Rogério recusa estar parado e tem em si o desejo de ser cada vez melhor nestas novas funções. Para tal, decidiu inscrever-se na formação de Scouting Nível II – Análise Específica de Altetas e Equipas.

Quanto a nós, o Rogério – assim como todos os nossos antigos formandos - será sempre bem vindo a uma casa que também é dele.

E tu? Queres encontrar o Rogério Matias em mais uma formação com os selos de qualidade da DGERT e do IPDJ?

Não percas esta oportunidade e inscreve-te.

PARCEIROS

Pagamento seguro
Paypal, Multibanco, Visa entre outros

Quest Portugal

    Somos a empresa líder em Portugal na criação e execução de formações de excelência para Recursos Humanos que trabalham ou pretendem trabalhar no Desporto.

    Estamos acreditados pelo DGERT para dar formação, o que significa que os nossos processos de formação obedecem aos critérios exigidos pelo Estado.

Newsletter

Follow us: © 2016. Quest Portugal. All Rights Reserved. Powered by Codemaker.pt