+351 220 995 262
Follow Us:

Entrevista a António Tadeia

O nosso formador de Comunicação no Desporto concedeu algumas palavras à QUEST, onde aborda a importância desta formação no mercado e o módulo que estará à sua responsabilidade.
 

Quem é António Tadeia?

Sou jornalista, tenho 46 anos, 27 dos quais passados a trabalhar na área do desporto, mais especificamente do futebol. Fiz reportagem, entrevista, mas também edição e estive na direção de dois jornais desportivos. Trabalhei na Capital, no Expresso, no Público, no Record, no Correio da Manhã e no Jogo, mas tenho textos publicados noutros jornais, como o Guardian, a Gazzetta dello Sport ou o L’Équipe. Trabalhei em jornais, mas também em rádios (Antena 1, TSF) e em televisão (SIC, TVI, Sport TV e RTP), sempre como comentador de futebol. Atualmente sou free-lancer, tenho um site próprio, o antoniotadeia.com, faço comentários na RTP e escrevo uma coluna semanal no Diário de Notícias.


O seu Módulo é Enquadramento Geral e Comunicação Impressa. Fale-nos um pouco sobre o seu módulo, sobre o que é que vai incidir?

Vou fazer um enquadramento geral do jornalismo desportivo em Portugal e no Mundo, ajudar os formandos a compreender de onde viemos, com que dificuldades nos deparámos e para onde vamos. Passaremos pela história do jornalismo desportivo, pelos géneros jornalísticos que um candidato a jornalista deve dominar, pelas dificuldades que os novos media colocam ao jornalista e pelos caminhos que este deve explorar para os aproveitar em vez de se deixar derrotar por eles.


No seu módulo é abordado o tema da Comunicação Impressa. Qual a importância deste tipo de Comunicação numa sociedade cada vez mais digital?

O impresso tem um caráter mais definitivo, menos efémero. O utilizador perde mais tempo com ele, mas vai mais ao fundo da questão quando o procura. Acho que cada vez mais o digital informa e o impresso forma. Eu próprio recorro cada vez menos ao papel para saber as notícias, mas vou lá buscar os detalhes acerca dos assuntos em que quero saber mais, ter um conhecimento profundo acerca da realidade e do seu contexto.


De que forma a Formação de Elite em Comunicação no Desporto poderá valorizar um formando?

A comunicação é uma parte importante dos dias em que vivemos. É mesmo uma das mais importantes, porque é a forma de nos relacionarmos.


Na sua opinião, existe mercado para absorver quem queira trabalhar em Comunicação no Desporto?

Acho que sim. Se querem ser jornalistas, há todo um novo mundo a explorar, tanto nos meios tradicionais como nos novos meios. Se querem especializar-se em marketing, também, quer pretendam trabalhar com clubes ou com atletas.

PARCEIROS

Pagamento seguro
Paypal, Multibanco, Visa entre outros

Quest Portugal

    Somos a empresa líder em Portugal na criação e execução de formações de excelência para Recursos Humanos que trabalham ou pretendem trabalhar no Desporto.

    Estamos acreditados pelo DGERT para dar formação, o que significa que os nossos processos de formação obedecem aos critérios exigidos pelo Estado.

Newsletter

Follow us: © 2016. Quest Portugal. All Rights Reserved. Powered by Codemaker.pt